-
Acesso Internet que apresenta a melhor relação custo x benefício do mercado para quem reside ou trabalha em condomínios.
Tecnologia:
A disponibilização do acesso do provedor até os condomínios é feita preferencialmente por tecnologia wireless** , mas em alguns casos utilizamos por cabos de cobre ou fibra ótica.
**Wireless - vem do inglês ( conexão sem fio ). É a nova revolução da informação. Possibilita a construção de redes de alta performance de forma rápida e segura. Utilizamos rádios com tecnologia de espalhamento espectral em frequencias não licenciadas ( 2,4 e 5,8 Ghz ).
Na rede interna ( Condomínio até a sala/apartamento do assinante ), disponibilizamos cabeamento estruturado sendo necessário que o computador do cliente tenha uma placa de rede ethernet.
Vantagens:
-Acesso 24 horas. Conexão instantânea à rede. O usuário liga o computador e já está conectado à Internet.
-Velocidade superior a do acesso discado;
-Elimina o uso da linha telefônica, consequentemente consumo de "pulsos" ( o custo oculto da Internet Gratuita discada ) e indisponibilidade da linha para chamadas de voz;
-Não necessita a compra de modem;
-Não necessita de troca de aparelhos em caso de alteração de velocidade;
-Substitui com confibilidade as caras LPs ( Linhas Privativas ) utilizadas pelas empresas;
-Não há cobrança por tráfego;
-Inclui 10 contas de e-mail com espaço em disco de até 30 Mb.
-Inclui promocionalmente acesso discado gratuito e ilimitado, para utilização mesmo em outras localidades.
-
Os dominios são mantidos em equipamentos do provedor, não sendo necessário investimento do cliente em hardware e software*. Toda a manutenção nos equipamentos, rotinas de segurança e atualização são de responsabilidade do provedor.
* Excluídos componentes de softwares para paginas web não disponíveis no conjunto oferecido pelo provedor.
-
O provedor disponibiliza espaço físico em seu data center para a instalação de servidor de propriedade do cliente.
Estão inclusos: Espaço em rack, energia eletrica essencial ( no-break e gerador ), acesso restrito e conectividade com a internet via cabo ethernet na velocidade contratada.
Não inclui: Nenhum hardware, software nem serviços de instalação, atualização de programas ou rotinas de backup.
-
VPN (Virtual Private Network)
A utilização de uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.
A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.
Aplicações para redes privadas virtuais
ACESSO REMOTO VIA INTERNET
O acesso remoto a redes corporativas através da Internet pode ser viabilizado com a VPN através da ligação local a algum provedor de acesso ( Internet Service Provider - ISP). A estação remota disca para o provedor de acesso, conectando-se à Internet e o software de VPN cria uma rede virtual privada entre o usuário remoto e o servidor de VPN corporativo através da Internet.
CONEXÃO DE LANS VIA INTERNET
Uma solução que substitui as conexões entre LANs através de circuitos dedicados de longa distância é a utilização de circuitos dedicados locais interligando-as à Internet. O software de VPN assegura esta interconexão formando a WAN corporativa.
A depender das aplicações também, pode-se optar pela utilização de circuitos discados em uma das pontas, devendo a LAN corporativa estar, preferencialmente, conectada à Internet via circuito dedicado local ficando disponível 24 horas por dia para eventuais tráfegos provenientes da VPN.
CONEXÃO DE COMPUTADORES NUMA INTRANET
Em algumas organizações, existem dados confidenciais cujo acesso é restrito a um pequeno grupo de usuários. Nestas situações, redes locais departamentais são implementadas fisicamente separadas da LAN corporativa. Esta solução, apesar de garantir a "confidencialidade" das informações, cria dificuldades de acesso a dados da rede corporativa por parte dos departamentos isolados.
As VPNs possibilitam a conexão física entre redes locais, restringindo acessos indesejados através da inserção de um servidor VPN entre elas. Observe que o servidor VPN não irá atuar como um roteador entre a rede departamental e o resto da rede corporativa uma vez que o roteador possibilitaria a conexão entre as duas redes permitindo o acesso de qualquer usuário à rede departamental sensitiva. Com o uso da VPN o administrador da rede pode definir quais usuários estarão credenciados a atravessar o servidor VPN e acessar os recursos da rede departamental restrita. Adicionalmente, toda comunicação ao longo da VPN pode ser criptografada assegurando a "confidencialidade" das informações. Os demais usuários não credenciados sequer enxergarão a rede departamental.